Home / Cálculo INSS / Como pagar INSS em atraso

Como pagar INSS em atraso

O pagamento do INSS, ministrado pelo órgão do Ministério da Previdência Social, é o responsável pela garantia de aposentadorias e benefícios aos trabalhadores brasileiros que contribuem com a Previdência Social, que é um seguro garantido ao contribuinte quando o mesmo parar de trabalhar; garantindo a vantagem de recebimento de um benefício mensal durante sua aposentadoria, a contribuição para o INSS é fundamental para garantir os direitos do trabalhador, que ainda pode receber auxílios variados em caso de afastamento do serviço por motivos de saúde, acidente, entre outros. Então é necessário entender como pagar INSS em atraso.

Os serviços da Previdência Social garante a seguridade ao aposentado por tempo de contribuição, por idade ou por invalidez, aos indivíduos que necessitam de pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário maternidade, salário família ou reabilitação profissional, aos trabalhadores em geral que buscam pelo seu 13º salário, entre outros. Assim, é óbvia a necessidade de contribuição com o Instituto para vincular seus direitos e garantir sua segurança ao fim da prestação de seus serviços, por quaisquer motivos que sejam.

O INSS é pago tanto pelo empregado quanto pelo empregador, considerando que todos os contribuintes precisam realizar seus serviços em dia para garantir a segurança de seus direitos. Mas o que pode acontecer caso você se atrase para o pagamento de sua contribuição?

Como é feito o cálculo de contribuições em atraso? Para saber mais sobre o assunto, não se desespere: Confia nossas dicas e descubra como proceder nessas situações a fim de manter-se aliado aos seus benefícios de Previdência Social.

Como funciona o pagamento do INSS

O pagamento do INSS é descontado em folha, com exceção dos trabalhadores autônomos, que tem seu desconto feito por conta. O pagamento deste valor de contribuição é recolhido através de guias de pagamento, pagas mensalmente de acordo com a porcentagem estabelecida pelo salário que o profissional ganha ou que ele quer receber no caso de se aposentar.

As tabelas do INSS se referem a dois grupos de profissionais: A primeira, aos segurados empregados, empregados domésticos e trabalhadores avulsos; A segunda para contribuintes individuais e facultativos.

Seguindo as tabelas do INSS no ano, as porcentagens são estabelecidas para cada valor de salário em referencia.

Como pagar INSS em atraso

Você quer saber como pagar INSS em atrado? Então preste atenção.

Caso não tenha conseguido pagar em dia, você precisa entrar em contato com uma agência do INSS para realizar o cálculo com pagamentos em atraso. O agendamento de guias pode ser feito pelo site da Previdência, na Receita Federal, calculando o valor que deverá ser pago já com acréscimos legais embutidos (juros).

A partir do registro, novas guias de pagamento serão emitidas e o profissional poderá ir até o banco mais próximo para efetuar seu pagamento e ficar com o INSS em dia, podendo, em qualquer momento que for necessário, receber um dos benefícios oferecidos pela Previdência Social.

As guias vencidas não poderão ser aceitas em bancos ou casas lotéricas, principalmente ao considerar atrasos maiores de 30 dias. Nestes casos, o mais indicado é procurar o INSS e fazer o cálculo para pagamento dos valores adequados, tendo a garantia de seus benefícios em dia.

One comment

  1. maria ines marques

    gostaria de saber sobre seguro desemprego, já recebi 2 , seguros desemprego um em 2006 o outro em 2013, agora trabalho, gostaria de saber quanto tempo eu tenho que trabalhar para poder receber o terceiro seguro desemprego grata.

Deixe um comentário

Scroll To Top