Home / Consultar INSS / Simulação de aposentadoria INSS

Simulação de aposentadoria INSS

Simulação de aposentadoria INSS é uma opção bem procurada para quem já está pensando em se aposentar. Leia o artigo completo e saiba todas as informações necessárias para simular aposentadoria na Previdência Social.

A Previdência Social é uma instituição pública que tem por dever reconhecer e conceder direitos, como o seguro social, aos seus segurados, ou seja, às pessoas que contribuem.

A renda gerada pela Previdência Social tem por função substituir a renda do trabalhador que contribui, entrando em vigor assim que ele perde a capacidade de trabalho. Esse tipo de situação ocorre quando o trabalhador contrai alguma doença, está em uma idade avançada, morre, surge alguma invalidez, é demitido involuntariamente, dentre outras situações.

A grande missão da Previdência é garantir proteção ao trabalhador e a sua família, promovendo o bem-estar social.

simulação de aposentadoria

A simulação de aposentadoria INSS – nova versão

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é o quanto de renda será gerada pela Previdência quando surgir a aposentadoria. Para sanar esse tipo de dúvida, o próprio órgão da Previdência disponibiliza simulações dessa aposentadoria, tanto do tempo de contribuição quando do cálculo de renda mensal do benefício.

Em 2013 foi lançado uma nova versão desse simulador do tempo de contribuição, disponível na Internet. Com esse programa, o contribuinte descobre quanto tempo falta para se aposentar e também qual será o valor do benefício.

Essa versão faz o cruzamento dos dados inseridos pelo contribuinte e algumas outras informações que já estão cadastradas nas Informações Sociais. Pode acontecer de gerar alguma divergência de informações, mas o trabalhador logo será informado sobre isso e deverá agendar atendimento em alguma agência da Previdência.

No caso da aposentadoria proporcional, o simulador também consegue calcular se o contribuinte já atingiu a idade mínima exigida para que possa se aposentar.

Documentos necessários

Para realizar a simulação de aposentadoria INSS, o contribuinte deve ter em mãos as seguintes informações: o número do PIS, o Pasep ou do Cartão de Inscrição de Contribuinte Individual (Cici); RG, CPF, Carteiras de Trabalho e carnês de pagamento do INSS como contribuinte individual, se este for o caso.

Passo a passo para realizar a simulação

Para os trabalhadores inscritos no RGPS/INSS, basta seguir o seguinte passo a passo para realizar a simulação da contagem de tempo de contribuição e o quanto de renda será gerada a partir disso.

Com os documentos em mãos, entre no site do INSS (www.inss.gov.br) e acesse os links: lista completa de serviços ao segurado > calcule sua aposentadoria > simulação de contagem de tempo de contribuição.

Preencha o formulário do sistema com o seu NIT e, em seguida, confirme. Em seguida, deverá colocar as datas de admissão e demissão de cada empresa em que já trabalhou. Depois de disponibilizar essas informações, preencha a competência inicial e final que foram pagas (que estão no carnê de pagamento como contribuinte individual).

Depois de preencher todas essas informações, você deve escolher a opção “executar relatório”, que irá calcular a contagem do tempo de contribuição e quanto falta para a sua aposentadoria, tanto por tempo de contribuição integral como proporcional, caso esse seja o seu caso.

Para calcular o salário benefício

Para esse novo cálculo, entre no link “Simulação do Valor do Benefício de acordo com a lei…” e então preencha todos os dados que são solicitados. Você deverá colocar os valores de contribuição previdenciária vertidos para o INSS.

Depois, basta clicar em “simular valor do salário de benefício”.

Deixe um comentário

Scroll To Top