Home / Aposentadoria INSS / Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria por tempo de contribuição

Aposentadoria é um tema que normalmente gera certas dúvidas ao trabalhador. Quando posso me aposentar? Qual será meu salário benefício? Como funciona a aposentadoria por idade? E a por tempo de contribuição?

Essas são algumas das dúvidas que costumam surgir. Falaremos da aposentadoria por tempo de contribuição, tirando todas as dúvidas sobre o assunto.

aposentadoria-tempo-de-contribuicao1.jpP

Aposentadoria por tempo de contribuição: o que é?

Nada mais justo que a primeira pergunta seja exatamente esta: o que é a aposentadoria por tempo de contribuição?

Muito diferente da aposentadoria por idade, a por tempo de contribuição é liberada quando o trabalhador já cumpriu o período necessário de contribuição (que está estipulado pelo regulamento da Previdência Social), além de alguns outros fatores.

Existem algumas especificidades quando o assunto é “período de contribuição”, como contribuição urbana e rural, e para pessoas com deficiência física. Falaremos apenas da questão urbana x rural; para pessoas com deficiência, consulte um advogado, pois são casos mais específicos que requerem mais atenção e estudo.

Aposentadoria por tempo de contribuição urbana x contribuição rural

Ambos os tipos de contribuição, rural ou urbana, seguem as mesmas regras, podendo ser integrais ou proporcionais. Quando falamos da aposentadoria por tempo de contribuição integral, não há a exigência de idade mínima, apenas que se siga a regra de que o homem deve ter contribuído por 35 anos e a mulher por 30 anos.

Quando falamos da aposentadoria por tempo de contribuição proporcional, existem alguns outros quesitos, como o tempo de contribuição e a idade mínima do trabalhador:

Os homens devem ter, no mínimo, 53 anos de idade, 30 anos de contribuição e um adicional de 40% sobre o tempo que faltava, em 16 de dezembro de 1998, para completar 30 anos de contribuição.

As mulheres devem ter, no mínimo, 48 anos de idade, 25 anos de contribuição e um adicional de 40% sobre o tempo que faltava, em 16 de dezembro de 1988, para completar 25 anos de contribuição.

Esse cálculo feito no “16 de dezembro de 1988” é necessário pois houve uma mudança da lei da aposentadoria nessa data.

Como solicitar esse tipo de aposentadoria?

Para solicitar a aposentadoria por tempo de contribuição, deve-se agendar um horário através do telefone pelo número 135 ou acessando o site www.dataprev.gov.br.

Como qualquer outro tipo de aposentadoria, seu início e término são padrões. A cessação dos benefícios são as mesmas, como em caso de óbito.

O melhor momento para pedir a aposentadoria

Para os contribuintes que estão no mercado de trabalho desde a década de 80, já pode começar a separar os documentos para pedir a aposentadoria por tempo de contribuição. Mas, afinal, qual o melhor momento para pedir a aposentadoria? Vale a pena contribuir mais um pouco?

É necessário fazer cálculos antes de tomar esse tipo de decisão. Porém, esse tipo de escolha irá depender das condições do contribuinte, se este ainda consegue contribuir por mais tempo, se consegue continuar contribuindo após se aposentar etc.

Quem escolher continuar contribuindo após a aposentadoria, consegue melhor seu benefício no futuro. Por isso, pesquise bem antes de recorrer a sua aposentadoria, pense sempre no futuro e, caso seja necessário, consulte um advogado para tirar dúvidas mais específicas.

Mais informações sobre Aposentadoria por tempo de contribuição

aposentadoria-tempo-de-contribibuicao

6 comments

  1. Vilson Verlei Gabe

    Boa tarde,
    tenho 45 anos e 30 anos e tres meses de contribuicao a previdencia, sempre pelo teto maximo, tenho como me aposentar com este tempo ja que comecei a trabalhar em 1986 ?

  2. luiz dos anjos biais

    Meu nome Luiz biais, me aposentei por tempo de contribuição e continuei trabalhando na mesma empresa que já estou á 11 anos, mas por um motivo de documentação de uma empresa que trabalhei o INSS SUSPENDEU MEU BENEFICIO JÁ ESTOU SEM RECEBER Á PELO MENOS UM ANO, a pergunta é, como a empresa que trabalho esta realizando cortes possivelmente serei demitido ” EU TENHO DIREITO A SEGURO DESMPREGO” ?

  3. Edeltrudes Elias de souza

    gostaria de calcular minha aposentadoria porque tenho tempo urbano e lavoura porem
    lavoura só tenho como comprovar na pratica não no papel tenho fotos ja fiz cirurgia na coluna não consigo ficar muito tempo assentada que formiga as pernas nem de pé parada que eu fico travada tenho relatórios médicos mas os da pericia dizem que não tenho nada a hora que eu perder a esperança não pago mais nada

  4. Juliane soares santos

    e a dona de casa tem direito a aposentadoria?

Deixe um comentário

Scroll To Top