Home / Agendamento INSS / Novas regras para agendamento no INSS

Novas regras para agendamento no INSS

Conheça as novas regras para agendamento no INSS que já estão em vigor. Fique atento pra não ter problemas na hora de fazer seu agendamento no INSS.

As mudanças nas regras para agendamento do INSS foram publicadas através da resolução 438 e divulgadas no Diário Oficial da União do último dia 04/09.

Agora o segurado da Previdência Social tem seus direitos garantidos desde a data do agendamento do serviço previdenciário na Central 135 ou na Internet, ou seja, o requerimento de benefícios se inicia com o agendamento.

Esta é uma das principais alterações previstas na Resolução 438, publicada na edição da última quinta-feira (4) do Diário Oficial da União. E que já está em vigor.

Outra modificação provocada pela Resolução 438 é a exigência de o segurado informar o seu número de CPF – além de documento oficial com foto e com validade em vigor – no momento em que for agendar um serviço e também na hora do seu atendimento em uma agência da Previdência Social. Essa medida proporcionará maior segurança e coibirá tentativas de fraude relacionadas à identificação do segurado. Ponto pra Previdência.

O documento publicado na página 41 da Seção 1 do Diário Oficial da União também determinou que o segurado não poderá mais agendar o mesmo serviço previdenciário diversas vezes, como era feito anteriormente. Ele agora só poderá marcar uma nova data para ser atendido para o mesmo serviço trinta dias após a data marcada do primeiro agendamento. A regra já era adotada no agendamento dos requerimentos de benefício por incapacidade.

O objetivo das medidas é dar segurança, normatizar e uniformizar o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS),  modernizando e desburocratizando o cumprimento de seus serviços. Esperamos que isso realmente aconteça, o povo brasileiro merece ter um serviço moderno e sem burocracia no INSS.

Hoje, o INSS realiza mais de 200 mil atendimentos diários. Além disso, recebe cinco milhões de ligações por mês, através da Central de Teleatendimento 135.

3 comments

  1. Para aposentadoria por idade e necessario possuir 180 c0ntribuicoes,se mulher aos 60 anos de idade e homem aos 65 anos de idade

    • Aposentadoria por idade é o benefício a que
      têm direito os trabalhadores urbanos aos 65
      anos de idade (homens) e aos 60 anos de idade
      (mulheres).
      Os trabalhadores rurais podem requerer
      aposentadoria por idade aos 60 anos (homens) e
      aos 55 anos (mulheres).

  2. Tenho 64 anos e quero saber se consigo o benefício por idade já que completo 65 anos em junho?

Deixe um comentário

Scroll To Top