Home / Cálculo INSS / Como pagar INSS de empregada doméstica

Como pagar INSS de empregada doméstica

Está procurando informação de como pagar INSS de empregada domestica? Então preste atenção nesse artigo e você vai entender como pagar INSS de empregada domestica.

É preciso ficar atento pra não prejudicar a você, como empregador doméstico e nem a seu (sua) empregado (a) doméstico (a). Por isso nesse artigo você terá o máximo de detalhes possível, mas mesmo assim é interessante procurar um contador ou até mesmo a agência do INSS mais próxima de sua residência pra ter certeza que está fazendo o procedimento da maneira correta.

Como pagar INSS de empregada doméstica

O INSS de empregada doméstica é diferenciado. É preciso entender como funciona o recolhimento e o pagamento do INSS de empregada doméstica. Entenda como…

O empregador doméstico contribui de maneira diferenciada para a Previdência Social. Ele paga mensalmente 12% sobre o salário de contribuição de seu(s) empregado(s) doméstico(s), enquanto os demais patrões recolhem sobre a folha salarial. Cabe ao empregador recolher mensalmente à Previdência Social a sua parte e a do trabalhador, descontada do salário mensal.

O desconto do empregado deverá seguir a tabela do salário de contribuição. O recolhimento das contribuições do empregador e do empregado domésticos deverá ser feito em guia própria (Guia da Previdência Social – GPS), observados os códigos de pagamento.

Se o empregador decidir recolher FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Trabalho) para seu empregado doméstico, deverá preencher Cadastro Específico do INSS (CEI) e a Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP).

Depois de assinar a Carteira de Trabalho e Previdência Social do empregado doméstico, o patrão deverá fazer inscrição do trabalhador na Previdência Social pela Internet ou em uma agência. Para fazer a inscrição é preciso apresentar a carteira de trabalho do empregado com o registro, documentos pessoais do trabalhador e do empregador.

Quando a empregada doméstica estiver em licença maternidade, o empregador deverá pagar à Previdência Social somente a quota patronal.

One comment

  1. simone valeria de moura

    oi boa tarde trabalhei como domestica meus patroes nunca depositam nada nen assinaramm minha carteira passei cinco ano etres meses trabalhava de domingo a domingo nunca recebi uo salario da categoria quando me contrataram era pra cuidar de uma criança depois mandaram fazer tudo faz dois anos que fui demitida sem justa causagoistaria de saber se ainda posso recorrer

Deixe um comentário

Scroll To Top