Home / Aposentadoria INSS / Aposentadoria por invalidez: Quem tem direito?

Aposentadoria por invalidez: Quem tem direito?

Aposentadoria por invalidez: Quem tem direito? Se você está procurando informações sobre aposentadoria por invalidez, preste atenção nesse artigo e tire todas as suas dúvidas.

A aposentadoria por invalidez é um direito ao qual o trabalhador tem. Para entender se você tem direito ou não, basta ler com calma até o final. Qualquer dúvida, pode deixar nos comentários.

Aposentadoria por invalidez: Quem tem direito?

A Aposentadoria por Invalidez é um direito dos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.

Para ter direito ao benefício são exigidas 12 (doze) contribuições mensais, exceto na hipótese do art. 26 da Lei 8.213 de 1991, que independe de carência, ou seja, nas hipóteses de acidente de qualquer natureza, de doença profissional ou do trabalho, bem como nos casos de segurado que, após filiar-se ao Regime Geral de Previdência Social, for acometido de alguma das doenças e afecções especificadas em lista elaborada pelos Ministérios da Saúde e do Trabalho e da Previdência Social a cada três anos, de acordo com os critérios de estigma, deformação, mutilação, deficiência, ou outro fator que lhe confira especificidade e gravidade que mereçam tratamento particularizado.

Qual o valor da aposentadoria por invalidez

O valor da Aposentadoria por Invalidez corresponde a 100% do salário de benefício. O salário de benefício dos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999 corresponderá à média dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994.

Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média dos 80% maiores salários de contribuição de todo o período contributivo.

O segurado especial (trabalhador rural) terá direito a um salário mínimo, se não contribuiu facultativamente.

Se o trabalhador necessitar de assistência permanente de outra pessoa, atestada pela perícia médica, o valor da aposentadoria sofrerá acréscimo de 25% sobre o valor da aposentadoria por Invalidez, a partir da data do seu pedido.

Para requerer a majoração, o beneficiário ou seu procurador/representante legal deverá comparecer diretamente na Agência da Previdência Social mantenedora do benefício para agendar a avaliação médico-pericial.

Não tem direito à aposentadoria por invalidez quem ao se filiar à Previdência Social já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade.

10 comments

  1. Ola gostaria de saber se uma pessoa que contribuio durante 9 anos e hoje esta desempregada a 1anoe meio teria o direito de se aposentar por invalidez,depois de ter sofrido um acidente de moto,e ter que ficar com a perna imobilizada.

  2. Eu sofrí um acídente no día 08 04 1988 desde entao estou sofrendo dífilculdade minha esposa desde entao trabalha para sustetar a casa eu nao entendo trabalhava registrado fígueí defícíente para o resto de mínha vída ao tomar una descarga eletríca de 34,800 wolts nao conseguí aucílio´doenca nen se aposentar peso ajuda pelo amor de Deus me u nome Aurí stadler rua 10 de maío n 51 víla concordía paranatínga mato grosso f, 66 96159240 obrígado

  3. ILdetraud klement Gonçalves

    ola boa tarde eu gostaria de saber se eu posso entrar com pedido de ausilio doença eu tenho rematismo fibrameogia trabalho na roça vivo de baicho de remedio por causa das dores gostaria de uma resposta como eu devo fazer pra dequirir o benifisio obrigada

  4. boa tarde !

    minha mãe trabalhou em uma fabrica de castanha na epoca chamada de mutran há muitos anos atras, nem existe mas documento nenhum dela no sistema, sendo que ha uns anos atras fez 3 pontes de safena mas é casada com meu pai e ele trabalha de cart assinada. ela tem direito a receber algum beneficio.

  5. Fernando C Riquelme

    Gostaria de saber se é possivel fazer aposentadoria por invalidez desde o extrangeiro

  6. ola sou soropositivo e tenho neurotoxoplasmose, tenho direito a aposentadoria por invalidez?

  7. adriane ferreira sales santos

    o avc que sofreu ficou com sequela do lado direito perdeu todo o movimento, faz fisioterapia e ate hoje nada agora esta tendo crise convulsiva, toma remedio controlado , e nao conseguiu fazer acompanhamento do neuro pelo sus, e temos o laudo que o neuro deu e por invalidez e ja nao sei mas oque fazer, por favor nos ajude, preciso de uma orientaçao e ate uma ajuda desde ja o meu muito obrigado.

  8. Como posso saber se a minha invalidez o inss me aposenta?

    • adriane ferreira sales santos

      meu esposo sofreu um avc a 1 ano e 7 meses e gostaria de saber se tem direito ao beneficio do inss por invalides ele trabalhou no ano de 2008 e depois disso estava trabalhando de ajudante de pedreiro e nao tinha mais carteira assinada e estamos passando por situaçoes dificil entao gostaria de saber qual e o porcedimento que devemos tomar por favor nos ajude dando uma informaçao.

Deixe um comentário

Scroll To Top