Home / Aposentadoria INSS / Aposentadoria por idade

Aposentadoria por idade

Nesse artigo você vai aprender como funciona a aposentadoria por idade. Tanto para trabalhadores urbanos como para trabalhadores rurais.

Tem direito a aposentadoria por idade os trabalhadores urbanos a partir dos 65 anos para os homens e a partir dos 60 anos de idade para as mulheres, desde que cumprida a carência exigida. Veja as regras de cálculo e as vedações de acumulação de benefícios.

O início do benefício se dará a partir da data do desligamento do emprego, quando requerida até 90 dias após o desligamento, ou a partir da data da entrada do requerimento, quando não houver desligamento do emprego ou quando for requerida após 90 dias do desligamento.

A Aposentadoria por Idade Urbana poderá ser cancelada a pedido do segurado, desde que não tenha recebido o 1º pagamento do benefício ou sacado o PIS/FGTS, o que ocorrer primeiro.

Os trabalhadores rurais, por sua vez, podem optar por se aposentarem por idade cinco anos antes. Ou seja: homens a partir dos 60 anos, e as mulheres, assim que completarem 55 anos de contribuição.

Já o término do benefício ocorrerá com a morte do segurado. Nesse caso, o membro familiar deve comparecer, de preferência, na Agência da Previdência Social em que o benefício encontra-se mantido ou na mais próxima da residência do titular do benefício, oportunidade em que deverá ser apresentada a Certidão do Óbito, para solicitar a suspensão do benefício.

Os familiares não devem, sob hipótese alguma, realizar saques dos pagamentos depositados após o óbito do titular, sob pena de terem que ressarcir os valores sacados, uma vez que os valores residuais poderão ser repassados para os dependentes, mediante a concessão do benefício pensão por morte.

Terão direito ao recebimento do resíduo, na seguinte ordem de preferência os dependentes habilitados na pensão por morte e os herdeiros do beneficiário.

A empresa poderá requerer junto ao INSS a aposentadoria compulsória do empregado, caso já tenha cumprido o requisito da carência e idade (70 anos de idade, para homem e 65 anos de idade, para mulher).

Para solicitar o seu pedido de Aposentadoria por Idade Urbana você tem que agendar o seu atendimento. Esse serviço também está disponível na Central de Atendimento, pelo telefone 135, de segunda à sábado, das 07:00 às 22:00, horário de Brasília.

Na impossibilidade de comparecimento no dia e horário, você deve remarcar o seu atendimento por meio da Central de Atendimento 135.

É importante esclarecer que a remarcação pode ser realizada uma única vez e que deve ocorrer antes do horário agendado, pois do contrário será agendado um novo atendimento. Em caso de antecipação da data do atendimento, será mantida a Data de Entrada do Requerimento – DER. Já no caso de prorrogação, a Data de Entrada do Requerimento será a nova data agendada. Esses são os documentos que deverão ser apresentados no dia do seu atendimento.

Para efetuar o requerimento, pode ser nomeado um procurador. Consulte também informações sobre representação legal. O atendimento da Previdência Social é simples, gratuito e dispensa intermediários.

6 comments

  1. Roseli Santana da luz

    tenho 58 anos mas só tenho uns 20anos de contribuição, trabalhei até 5/2014 mas eu tenho problemas nos braços q se agravaram mto, borsite tendinite etc tenho algum direito.

  2. Meu caro amigo, dirija se a qualquer agência próxima de sua residência, com as devidas documentações R.G, CPF/MF, Titulo de Eleitor e a certidão de casamento, que o funcionário da caixa, efetuara á pesquisa e com certeza o informará. Outra opção é pelo telefone 0800, no no site da caixa você consegue obeter ou procure um documento qualquer antigo como cópia da rescisão contratual, recebimento do abono do PIS ou vá as empresas onde trabalhou anteriormente. Abraço e boa sorte.

  3. Minha mãe perdeu a carteira de trabalho e não tem o número do PIS. Tentei recuperar o número através do site com os dados de RG, CPF e TITULO DE ELEITOR. Mas, apenas informa que ela já possui cadastro. Como posso conseguir o número do PIS da minha mãe?

  4. vou fazer 65 anos em janeiro de 2015 não tenho renda nenhuma vou poder me aposentar por idade e como faço

Deixe um comentário

Scroll To Top