Home / Aposentadoria INSS / Quando posso me aposentar pelo INSS

Quando posso me aposentar pelo INSS

A aposentadoria é um momento muito importante para a vida do trabalhador e é importante estar a par do período e datas de quando você pode se aposentar e para levantar estas informações você deve se dirigir a uma das agências do INSS e solicitar o levantamento do seu tempo de contribuição, com esta informação o profissional que o atender terá em mãos o suficiente para saber o período em que poderá se aposentar e, se for o caso, dar entrada na sua aposentadoria.

Quando Posso Me Aposentar Pelo INSS e os tipos de aposentadoria

Aposentar pelo INSS

O fato de quando um cidadão pode se aposentar está intimamente ligado com os tipos de aposentadorias existentes e abaixo deixo uma pequena descrição de cada um para que se esclareça o máximo possível a dúvida “Quando posso me aposentar ?”

Aposentadoria Especial:

Esta aposentadoria é para os trabalhadores que tiveram trabalhos onde ficaram expostos a condições prejudiciais à saúde ou integridade física e para ter direito a aposentadoria especial.

Aposentadoria por idade:

Aqui os trabalhadores urbanos homens tem direito ao benefício com 65 anos e as mulheres tem direito aos 60 anos e é necessário comprovar o mínimo de 180 contribuições para o recebimento.

Por Invalidez:

Benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social, incapazes de trabalhar ou exercer quaisquer outros serviços que lhe garantam o sustento.

Por tempo de Contribuição:

Este tipo pode ser Integral ou Proporcional e o tempo é de 35 anos trabalhados para os homens e 30 anos para as mulheres e para receber a aposentadoria por tempo de contribuição deve combinar o tempo de contribuição e idade mínima, já os professores tem um tempo diferenciado, 30 anos para os homens e 25 anos para as mulheres.

Quando posso me aposentar pelo INSS e os documentos para se aposentar

Este é um ponto muito importante para a requisição da aposentadoria e pouco comentado em artigos que falam sobre o assunto, veja abaixo os documentos necessários para a requisição da aposentadoria:

  • Identidade (Original e cópia);
  • PIS ou número de inscrição do contribuinte;
  • CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Todos os documentos que comprovem o recolhimento;
  • Informações de Firma/Empresa para os contribuintes Individuais;
  • Para o trabalhador Rural os documentos que comprovem a atividade;

Saiba mais >> Documentos necessários para a aposentadoria

Quando posso me aposentar pelo INSS e o cálculo da aposentadoria

É importante que o trabalhador saiba quanto ele pode receber de pensão e para isso ele deve conhecer os cálculos que deve ser feitos para chegar ao valor que irá receber. O cálculo segue referencia de média de 80% dos maiores salários de contribuição e sobre o valor aplica-se o fator Previdenciário, sendo que a renda aumenta quando o trabalhador se aposenta com maior idade e diminui quando o trabalhador se aposenta com menor idade.
No endereço http://www.previdencia.gov.br/calcule-sua-aposentadoria-simulao/ você encontra o cálculo que deve ser feito e outras informações relevantes ao assunto.

onclusão sobre Quando posso me aposentar pelo INSS

A idéia deste artigo foi passar o máximo de informações ou pelo menos as mais importantes sobre o período da aposentadoria e aproveitando o assunto deixei acima um link para os cálculos da aposentadoria, deixe os seus comentários e aproveite para verificar outros artigos no Blog.

2 comments

  1. essa simulação de aposentadoria é muito dificil de fazer… o ideal é fazer na propria unidade do inss com o funcionario encarregado dessa parte.

Deixe um comentário

Scroll To Top