Home / INSS / Quais são os tipos de segurados do INSS

Quais são os tipos de segurados do INSS

Quais são os tipos de segurados do INSS é uma dúvida que muitas pessoas têm no momento de saber se tem ou não tem direito ao benefício e entre as classes de trabalhadores que podem receber estes benefícios estão 6 tipos de segurados que possuem este direito.

Entre eles encontram-se o Empregado, Empregado doméstico, Trabalhador Avulso, Contribuinte Individual, Segurado Especial e Segurado facultativo, abaixo segue detalhes de cada assegurado.

Segurados do INSS

1 – Empregado:
Aqui se enquadram os trabalhadores com carteira assinada, trabalhadores temporários, diretores empregados, os de mandato efetivo, prestadores de serviços a órgãos públicos, trabalhadores instalados em empresas nacionais instaladas no exterior, trabalhadores de multinacionais que funcionam no Brasil organismos internacionais e missões diplomáticas instaladas no país, os servidores públicos vinculados em regime próprio não se enquadram nesta opção.

2 – Empregado Doméstico:
Trabalhadores que prestam serviço na casa de outras pessoas, porém esta atividade não pode ter fins lucrativos para o empregador, enquadram-se nesta opção a governanta, jardineiro, motorista, caseiro, doméstica e outros.

3 – Trabalhador Avulso:
Este é o trabalhador que presta serviço a várias empresas, porém é contratado por sindicatos e órgãos gestores de mão de obra. Aqui se encontram os estivadores, carregadores, amarrador de embarcações, quem faz limpeza em embarcações e vigia (sendo todos trabalhadores que trabalham em portos), também se enquadram trabalhadores da indústria do sal e no ensacamento de cacau e café.

4- Contribuinte individual:
Aqui se encontram os autônomos, trabalhadores que prestam serviços por conta própria em outras empresas, porém sem vínculo empregatício. Os sacerdotes, sócio gerente e sócio cotista, síndicos remunerados, motoristas de taxi, vendedores ambulantes, diaristas, pintores, eletricistas, associados de cooperativas de trabalho e outros.

Saiba mais >> INSS: Contribuinte Individual

5 – Segurado especial:
Trabalhadores rurais em regime de economia familiar e que não utilizam mão de obra assalariada, sendo que a área do imóvel seja de até 4 módulos fiscais, companheiros, filhos maiores de 16 anos que trabalham com a família em atividade rural, o pescador artesanal e o índio que exerce atividade rural também são considerados segurados especiais.

6 – Segurado facultativo:
Pessoas com mais de 16 anos que não possuem renda própria, mas decidem contribuir para a Previdência Social. Donas de casa, estudantes, síndicos de condomínio não remunerados, desempregados, presidiários não remunerados e estudantes bolsistas.
Saiba mais >> INSS: Contribuinte Facultativo

Quais os tipos de segurados do INSS – Conclusão

Perceba que existem diversas maneiras de você conseguir ter a sua aposentadoria e o maior problema é que as pessoas não vão atrás de seus benefícios e acabam não recebendo o que deve devido a falta de informação ou simplesmente porque não contribuíram o suficiente para receber o benefício da aposentadoria. É muito importante que você fique atento(a) a tudo o que é necessário para receber a sua aposentadoria, afinal trabalhar uma vida inteira e não receber a sua aposentadoria é muito ruim para todos os trabalhadores.

A dica é que você não aceite que o empregador deixe de depositar o seu fundo de garantia e caso isso aconteça saiba que você está amparado(a) pela lei e o empregador que não cumprir com as suas obrigações pode ser punido e ter que pagar uma indenização ao trabalhador.

Veja também:

Deixe um comentário

Scroll To Top