Home / Assegurados INSS / Como Pagar INSS

Como Pagar INSS

Como pagar o INSS é um ponto importantíssimo que deve ser levado em consideração porque é o que garante tranquilidade ao trabalhador quando contribui o tempo suficiente ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), assim quando parar de trabalhar continua com benefícios que garantem a qualidade de vida e uma renda em virtude do tempo trabalhado. O tempo de contribuição é relativo ao tipo de aposentadoria que é administrado pelo INSS.

Como Pagar INSS, Empresas e Autônomos

Como pagar INSS

No caso das empresas, elas ficam responsáveis pela administração dos valores descontados do salário do funcionário e isso garante a aposentadoria, quanto maior o salário maior o desconto, até um valor máximo do teto, os valores de desconto tem um limite aonde os trabalhadores aposentados recebem a quantidade de salários mínimos que vão aumentando, até certo limite, enfim, quanto maior o salário, maior a aposentadoria. Existem empresas do setor público e privado que trabalham com o sistema de aposentadoria integral aonde o trabalhador aposentado continua recebendo o valor do seu último salário e em alguns casos mais alguns benefícios.

No caso dos autônomos o controle dos descontos é feito pelo próprio ou por um contador contratado, nestes casos, geralmente, o profissional paga o referente a 1 salário mínimo e quanto fica faltando alguns anos para a aposentadoria paga o referente a 5 ou 10 salários para aumentar o valor final do benefício, está prática não é muito recomendada porque já existem rumores que não será mais possível fazer os descontos desta maneira.

Como Pagar INSS e Como Contribuir?

O trabalhador que deseja contribuir para o INSS e receber a aposentadoria deve se dirigir aos Bancos credenciados e você pode saber quais são estes bancos através do telefone 135 de segunda a sábado das 7 às 22hs, ou através do site http://www.dataprev.gov.br/servicos/cadint/cadint.html que é o caminho mais prático e fácil para esta informação.

Para verificar se o seu patrão está pagando corretamente os valores referentes ao INSS o trabalhador deve se dirigir a uma agência do INSS com o RG, CPF e PIS e solicitar o extrato do INSS. Infelizmente existem muitas empresas que não pagam o valor correto correspondente ao salário do trabalhador e até mesmo outras que não pagam nada e ao final o trabalhador percebe que a empresa não contribuiu e o mesmo fica sem aposentadoria, isso acaba acarretando em ações contra estas empresas que após precisam pagar judicialmente os valores não pagos.

Como Pagar INSS e os tipos de Previdência

Existem basicamente 4 tipos de Previdência:
1 – Aposentadoria Especial: Para os trabalhos que trabalham em condições de risco como, excesso de barulho ou manipulação de produtos tóxicos, por exemplo.
2 – Aposentadoria por Idade:
É equivalente a 65 anos para os homens e 60 anos para as mulheres, no caso dos trabalhadores rurais podem pedir com 60 anos , homens e 55 anos , mulheres e o tempo mínimo para receber a aposentadoria por idade é de 15 anos trabalhados e contribuindo.
3 – Aposentadoria por Invalidez:Este tipo é para os casos de trabalhadores que sofrerem algum acidente ou adquirirem alguma doença que os impeça de trabalhar e o benefício somente é concedido após o trabalhador ser avaliado por um médico da Previdência.

4 – Aposentadoria por tempo de Contribuição:
Este tipo pode ser integral ou proporcional e varia conforme o tempo de contribuição, para os homens deve ser o mínimo de 35 anos de contribuição e para as mulheres o mínimo de 30 anos de contribuição.

Deixe um comentário

Scroll To Top